Guia | Transportes
Operadores
Em Coimbra, a oferta de transporte público divide-se entre autocarros, comboios e um futuro sistema de Metrobus, que está neste momento a ser construído.

Autocarros
Os SMTUC asseguram os autocarros da cidade de Coimbra e para as localidades periféricas.
Metrobus
O Metro Mondego vai ser um metrobus a substituir a antiga Linha ferroviária da Lousã. Durante as obras, funciona com autocarros.
Comboio
A CP assegura ligação urbana à Figueira da Foz, e ligações regionais à Guarda, Entroncamento e Aveiro.
Tarifários
Em Coimbra, não existe um passe mensal que englobe todos os transportes públicos do concelho, nem um tarifário ocasional que integre diferentes operadores. Mas há várias opções.
SMTUC
Passe Normal SMTUC: 30 €/mês
Passe Normal SMTUC + CP: 35 €/mês
Passe Estudantes SMTUC: 15 €/mês (para todos os níveis de ensino, incluindo Ensino Superior)
Metro do Mondego
Passe Normal: entre 24,45 €/mês e 58,65 €/mês, dependendo dos pontos de partida e de destino
Passe Jovem: entre 18,35 €/mês e 44,00 €/mês, dependendo dos pontos de partida e de destino
CP
SMTUC
Bilhetes pré-comprados: entre 2,20 € (inclui 3 viagens) e 6,40 € (inclui 11 viagens)
Bilhete 1 dia: 3,50 € (viagens ilimitadas durante 24h)
Bilhete de bordo: 1,60 € (válido apenas para aquela viagem)
Metro do Mondego
Bilhete pré-comprado: entre 1,45 € e 3,50 €, dependendo dos pontos de partida e de destino
CP
Coimbra conVIDA
6 € (validade de 5 anos)
Ideal para quem usa frequentemente os transportes públicos. Podes carregar todos os passes e bilhetes, excepto os comprados a bordo ao motorista.
Viagem conVIDA
0,50 € (validade de 1 ano)
Para quem usa os transportes ocasionalmente. Podes carregar bilhetes pré-comprados e bilhetes com estacionamento. Podem ser adquiridos nas lojas SMTUC.
Aplicações
Em Coimbra, não existe um passe mensal que englobe todos os transportes públicos do concelho, nem um tarifário ocasional que integre diferentes operadores.
Estacionamento + Transporte
Coimbra conta com um sistema de Park & Ride denominado Ecovia. Existem parques de estacionamento periféricos e linhas circulares de autocarro que partem daí para pontos relevantes da cidade.
A cidade de Coimbra conta com um sistema de Park & Ride denominado Ecovia. Existem 3 parques de estacionamento periféricos e 3 linhas circulares de autocarro que partem desses parques e ligam a pontos relevantes da cidade: uma das linhas liga aos Hospitais e a outra à Universidade.
Os pequenos veículos 100% elétricos que integram o sistema Ecovia permitem que as ligações aos diferentes locais sejam rápidas, cómodas, fiáveis e de qualidade, criando assim uma clara mais valia para os seus utilizadores. Os locais de paragem foram limitados ao estritamente necessário de forma a garantir a fluidez deste sistema.
Os parques afectos ao sistema Ecovia encontram-se nos principais acessos ao centro da cidade de Coimbra, pretendendo suprimir a pressão automóvel de áreas congestionadas, como a zona dos Hospitais da Universidade de Coimbra, do Hospital Pediátrico, do Instituto Português de Oncologia, da Alta, do Pólo I da Universidade de Coimbra ou a Baixa da Cidade.
O Ecovia procura garantir o estacionamento num parque controlado e proporcionar um transporte público rápido e de qualidade até ao seu destino, promovendo a transferência modal do transporte individual para o transporte público, com os inerentes benefícios relativos à descarbonização dos transportes e aumento de qualidade de vida.
Linha Vermelha
Casa do Sal <> Hospitais
Parque de estacionamento logo à saída do IC2 na Casa do Sal, debaixo do viaduto. Esta linha parte do parque e vai directo ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, parando primeiro no Hospital Pedriático e depois no Pólo dos Hospitais; daqui regressa ao parque.
Linha Verde
Parque Verde <> Universidade
Parque de estacionamento junto ao Parque Verde do Mondego, na zona baixa da cidade. Daqui a linha parte pelo interior do Jardim Botânico, subindo até ao Pólo I da Universidade (o pólo mais antigo), regressando depois ao Parque Verde.
Linha Roxa
Vale das Flores <> Hospitais
Parque de estacionamento no Vale das Flores, numa das entradas da cidade. Daqui a linha parte para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, passando tanto pelo Hospital Pedriático como pelo IPO; depois regressa ao Vale das Flores. Esta linha encontra-se suspensa.
Linha Amarela
Casa do Sal <> Universidade
Parque de estacionamento logo à saída do IC2 na Casa do Sal, debaixo do viaduto. Esta linha parte do parque e vai directo ao Pólo I da Universidade (o pólo mais antigo); daqui regressa ao parque.
Esta linha ainda não foi lançada.
Ocasional
2,60 € para estacionamento + 2 viagens
4,20 € para estacionamento + 4 viagens
Cada viagem pode ter um máximo de 1 hora e pode ser feita tanto em autocarros afectos à rede Ecovia, como em qualquer outro autocarro da SMTUC. Durante 1 hora, é possível mudar de autocarro de forma ilimitada.
Frequente
35 € – Passe Rede+ SMUTC
As linhas da Ecovia funcionam entre as 7h00 e as 20h15, durante os dias úteis. A frequência será de 10-15 minutos, permitindo às pessoas que estacionam a sua viatura chegar ao seu local de destino em pouco tempo.
Empresas e outras entidades podem inscrever-se para que os seus funcionários possam ter descontos no Ecovia.
Quais as vantagens? Para os funcionários de entidades aderentes ao sistema Ecovia, o passe Rede Geral+ fica-lhes a 20 €/mês, permitindo não só a utilização do sistema Park & Ride como de toda a rede SMTUC; já os bilhetes ocasionais da Ecovia, passam a custar-lhes apenas 1,95 € para estacionamento + 2 viagens ou 3,15 € para estacionamento + 4 viagens.
Quais os requisitos? É preciso que as entidades tenham no mínimo 20 colaboradores e que adquiram, mensalmente, uma quantidade mínima de 20 passes ou de 200 bilhetes ocasionais.
Como aderir? É preciso que a entidade assine e envie este requerimento aos SMTUC e que remeta também uma listagem inicial dos colaboradores aderentes e respectivos dados (como que tarifário pretende).
Linhas especiais da SMTUC
Linha Azul
Em zonas rurais, com poucos movimentos pendulares, o transporte público não precisa de ter uma frequência regular. Em vez disso, podem ser as pessoas a “pedi-lo” – ou seja, quando precisam de se deslocar, ligam, reservam e o transporte aparece. Esta modalidade de “transporte a pedido” está a ser implementada em diferentes zonas do país, como no Médio Tejo ou na Região de Coimbra.
Linha do Botânico
Em zonas rurais, com poucos movimentos pendulares, o transporte público não precisa de ter uma frequência regular. Em vez disso, podem ser as pessoas a “pedi-lo” – ou seja, quando precisam de se deslocar, ligam, reservam e o transporte aparece. Esta modalidade de “transporte a pedido” está a ser implementada em diferentes zonas do país, como no Médio Tejo ou na Região de Coimbra.
Metrobus
Em Coimbra, a oferta de transporte público divide-se entre autocarros, comboios e um futuro sistema de Metrobus, que está neste momento a ser construído.
O Metro Mondego será um sistema de metrobus que irá reconectar os concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, outrora ligados por uma linha ferroviária suburbana (Ramal da Lousã). O metrobus será um sistema de transporte público de passageiros em modo rodoviário, totalmente eléctrico e em canal dedicado, que percorrerá tanto áreas urbanas como suburbanas.
Estima-se que o Metro Mondego atraia 13 milhões de passageiros/ano e que tenha uma frequência em hora de ponta de 12 circulações por hora em cada sentido na zona urbana.
O Metro Mondego irá aumentar a coesão urbana e funcional do eixo Coimbra – Miranda do Corvo – Lousã, estará ligado com outros operadores de transporte como a CP e os SMTUC, terá um sistema tarifário integrado, e permitirá uma coabitação amigável com o espaço urbano e com o ambiente, reduzindo os níveis de ruído e melhorando a qualidade do ar.
O Metro Mondego vai ter uma rede de 42 km, composta por 41 estações e com dois tipos de serviço: urbano e suburbano. A oferta irá abranger os concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã.
Existirão 3 linhas: uma de Coimbra-B para os hospitais, outra de Serpins para os hospitais, e uma ligação directa de Coimbra-B para Serpins. A distância média entre estações será de 490 metros na área urbana e de 1865 metros na área suburbana.
O Metro Mondego vai contar com 35 autocarros. Cada um terá 18 metros de comprimento, lotação para 135 pessoas e 50 lugares sentados. Os veículos serão eléctricos, silenciosos e com poucas vibrações; e terão entrada de nível em todas as portas, permitindo a entrada e saída de todos os passageiros, incluindo crianças e pessoas com mobilidade reduzida.
Implementar e Desenvolver um sistema de mobilidade nos municipios de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo, optimizando a utilização dos recursos públicos afetos ao projecto.
Garantir um modo de transporte ecológico, moderno, confortável e seguro com uma adequada oferta de serviço e que promova a mobilidade das populações.
Integrar os seus serviços num processo de modernização e articulação dos sistemas de transporte, contribuindo para a melhoria das acessibilidades, para o desenvolvimento económico e social, para a integração territorial e para o planeamento e ordenamento urbano.
Elevada Capacidade: Veículos com 135 lugares e estações amplas.
Conforto: Veículos elétricos, silenciosos e com poucas vibrações.
Simplicidade: Máquinas automáticas e validadores nas estações
Acessibilidade: Entrada de nível em todas as portas; Portas de alto débito.
Rapidez: Vias dedicadas e prioridade nas interseções.
Segurança: Guiamento ótico, controlo de velocidade e sistema anticolisão.
Conforto: Veículos elétricos, silenciosos e com poucas vibrações.
Articulação Com Outros Modos: integração física e tarifária (bilhética intermodal).
https://metromondego.pt/pt/metrobus#metrobus-status
Serviços Alternativos
Os Serviços Alternativos do Metro do Mondego são serviços de transporte rodoviário (autocarro) entre Coimbra e Serpins, de substituição durante o período de intervenção na Linha da Lousã. Em 2010, a Linha ferroviária da Lousã foi desactivada com a promessa de implementação de um sistema de metro ligeiro. O projecto foi, vários anos depois, alterado para um sistema de Metrobus, que está neste momento em construção, prevendo-se entrar em funcionamento em 2024.
Paragens iguais às da antiga Linha da Lousã e que estão, sempre que possível, próximas das futuras estações do Metrobus. Cada paragem está identificada com um abrigo ou com um poste com a imagem amarelo da Metro Mondego.
Três tipos de serviços:
- Normal: autocarro que pára em todas as paragens
- Directo: autocarro sem paragens, directo de uma localidade para outra (por exemplo, de Lousã para Coimbra);
- Semidirecto: autocarro com poucas paragens (por exemplo, pára em todas as paragens entre Lousã e Miranda e é director de Miranda para Coimbra).
Tarifário igual ao do serviço Regional da CP.
Descontos de 50%:
- crianças dos 4 aos 12 anos, inclusive (crianças até aos 3 anos não pagam)
- maiores de 65 anos
Descontos de 25%:
- jovens até aos 25 anos, inclusive
- jovens até aos 30 anos, inclusive, com Cartão Jovem
Pode comprar o “Bilhete de 11 viagens – Ramal da Lousã”: na compra de 10 bilhetes recebe 11 bilhetes válidos durante 2 meses. Os descontos acima referidos não são aplicáveis a este bilhete especial.
Que tipos de assinatura (passe) da CP existem?
Existem 4 tipos de assinatura:
– Assinatura normal;
– Assinatura jovem (idade igual ou inferior a 25 anos);
– Assinatura 4_18 (para crianças e jovens estudantes entre os 4 e os 18 anos de idade);
– Assinatura sub_23 (para os jovens estudantes com idade inferior a 23 anos).
Tarifário igual ao do serviço Regional da CP.
Descontos de 50%:
- crianças dos 4 aos 12 anos, inclusive (crianças até aos 3 anos não pagam)
- maiores de 65 anos
Descontos de 25%:
- jovens até aos 25 anos, inclusive
- jovens até aos 30 anos, inclusive, com Cartão Jovem
Pode comprar o “Bilhete de 11 viagens – Ramal da Lousã”: na compra de 10 bilhetes recebe 11 bilhetes válidos durante 2 meses. Os descontos acima referidos não são aplicáveis a este bilhete especial.
Que tipos de assinatura (passe) da CP existem?
Existem 4 tipos de assinatura:
– Assinatura normal;
– Assinatura jovem (idade igual ou inferior a 25 anos);
– Assinatura 4_18 (para crianças e jovens estudantes entre os 4 e os 18 anos de idade);
– Assinatura sub_23 (para os jovens estudantes com idade inferior a 23 anos).
Onde posso adquirir o bilhete?
O bilhete deve ser adquirido nos postos de venda fixa. Sempre que o posto de venda estiver encerrado ou o local não tenha posto de venda fixa, os bilhetes podem ser adquiridos junto do motorista do autocarro.
Quais o postos de venda fixa?
Os postos de venda fixa estão localizados na estação de Coimbra-B, Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã-A. O cartão CP (assinatura mensal) poderá ser adquirido nestes postos, excepto em Lousã-A que só permite carregamento da assinatura.
Transporte A Pedido
O Flexi é um serviço de transporte público, flexível, a pedido, que está
disponíveis nos municípios que integram a CIM Região de Coimbra, com
excepção de Coimbra. Em zonas rurais, com poucos movimentos pendulares, o transporte público não precisa de ter uma frequência regular. Em vez disso, podem ser as pessoas a “pedi-lo” – ou seja,
quando precisam de se deslocar, ligam, reservam e o transporte aparece.
De forma muito simples: quando precisas de viajar, ligas e reservas a tua viagem. Existem paragens pré-definidas e um tarifário consoante a duração e distância. O Flexi leva-te desde a tua localidade ate ao centro do concelho, onde poderás ir aos seus locais habituais (centro de saúde, farmácia, mercado, banco, correios, etc.).
Quem é o responsável pelo Flexi? A CIM Região de Coimbra enquanto autoridade intermunicipal de transportes. Esta modalidade de “transporte a pedido” está a ser implementada em diferentes zonas do país, como no Médio Tejo ou na Região de Coimbra.
Como reservo? Até às 15 horas do dia anterior ao da viagem, por telefone: 800 200 201 (número gratuito). Este número está disponível de segunda a sexta, das 9h às 17h30, com interrupção na hora de almoço entre as 12h30 e as 14h.
Onde está disponível? Nestes municípios: Arganil, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares. São todos os municípios que integram a CIM Região de Coimbra, com excepção de Coimbra onde existe a SMTUC enquanto operador municipal.
Quais as rotas e horários? Variam de concelho para concelho mas podes consultar tudo aqui. As viagens são pagas à unidade, não estando disponível um passe mensal.
Quem é o responsável pelo Flexi? A CIM Região de Coimbra enquanto autoridade intermunicipal de transportes.
Onde está disponível? Nestes municípios: Arganil, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares. São todos os municípios que integram a CIM Região de Coimbra, com excepção de Coimbra onde existe a SMTUC enquanto operador municipal.
Quais as rotas e horários? Variam de concelho para concelho mas podes consultar tudo aqui. As viagens são pagas à unidade, não estando disponível um passe mensal.