Avançar para o conteúdo

Guias | Caminhar

Crianças

As autárquicas são as eleições

Pédibus / SigaAPé

O SigaAPé é um projecto desenvolvido pela APSI – Associação Para A Promoção da Segurança Infantil. Consiste num “autocarro humano” em que várias crianças vão a pé para a escola, juntas e em segurança.

Os comboios SigaAPé têm um percurso definido para ser feito a pé, com um horário estabelecido, em que as crianças são acompanhados por um ou dois adultos. O objectivo é fomentar modos de deslocação sustentáveis e favorecer a socialização entre as famílias do bairro.

O projecto surgiu em 2015 em Lisboa, com o apoio do BIP/ZIP, em algumas escolas da Freguesia da Penha de França, Santa Maria Maior, São Vicente e Arroios, tendo-se já alargado para outras cidades como Aveiro e Tavira.

Com a implementação do SigAPÉ, pretende-se ao mesmo tempo analisar e repensar o espaço público e a sua utilização à volta da escola e nos trajetos casa-escola, na perspetiva de aumentar a mobilidade e acessibilidade das crianças assim como promover modos de deslocação mais saudáveis. Existem inúmeros obstáculos à livre deslocação das crianças no espaço público. Para além das barreiras físicas criadas pela velocidade excessiva dos veículos, passeios estreitos e em mau estado e o estacionamento abusivo, a envolvente rodoviária e os trajetos casa-escola são percecionados pela comunidade escolar como inseguros e pouco adaptados à utilização de modos de deslocação mais suaves e saudáveis – como andar a pé ou de bicicleta.

 Brincapé

O Brincapé é um projecto que nasce na zona histórica de Lisboa e que pretende dar novas oportunidades às crianças para brincar mais e de forma mais diversificada. Quer-se que as crianças tenham recreios transformados, com mais tralha que lhes permita dar asas à imaginação.

Quer-se que brincar na rua volte a ser natural, seguro e estimulante. Onde grande parte das aprendizagens motoras e sociais têm um lugar especial para acontecer. Será que as famílias conhecem os vários espaços existente na sua comunicadas onde as crianças gostam e podem brincar?

E com que regularidade é que as crianças brincam na rua, livremente, com os seus colegas e vizinhos? Quer-se que as nossas crianças também tenham as melhores memórias de brincar na rua e construam amizades que levem para a vida toda.