Ecopistas e Ecovias
A nível local, a Democracia faz-se entre a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal. Numa perspectiva mais micro, existem ainda as Juntas de Freguesia e respectivas Assembleias de Freguesia.

Ecopistas
As ecopistas são percursos pedonais e cicláveis construídos em cima de antigas linhas de comboio. As ecopistas são geridas pela Infraestruturas de Portugal.
Ecopista da Maia
Ecopista de Famalicão
Ecopista de Guimarães
Ecopista do Corgo
Ecopista do Minho
Ecopista do Tâmega
Ecopista do Tua
Ecopista do Sabor
Ecopista do Dão
Ecopista do Vouga
Ecopista do Ramal da Figueira
Ecopista do Montijo
Ecopista de Mora
Ecopista do Alto Alentejo
Ecopista do Montado
Ecovias
As ecovias são trajectos que podem ser feitos a pé ou de bicicleta e que geralmente acompanham margens de rio e/ou oferecem paisagens naturais únicas.
Ecovia do Litoral Norte (Viana do Castelo): esta ecovia liga Caminha a Esposende, atravessando Viana do Castelo, numa extensão total de 73 quilómetros. Consiste em percursos urbanos e rurais, alguns dos trajectos resultaram da requalificação de ciclovias existentes. Esta ecovia irá ligar à futura Ecovia do Cávado e Homem. A ecovia ainda não está concluída. Pode ser encontrada informação aqui.
Ecovia do Rio Lima (Viana do Castelo)
Ecovia do Vez (Viana do Castelo)
Ecovia do Cávado e Homem (Braga): esta ecovia, que percorre as margens dos rios Cávado e Homem, deverá ficar concluída em 2023. Será constituída por dois percursos: 1– um percurso no Rio Cávado, que ligará Esposende a Goães, no concelho de Amares, passando por Vila Verde, com uma extensão de 55 km; e 2 – um percurso no Rio Homem com 20 km, que ligará a o troço da ecovia do Rio Cávado a Moimenta, no concelho de Terras de Bouro.
Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo (Vila Real): será um percurso de quase uma centena de quilómetros que atravessa os concelhos de Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua e ligará a as regiões do Douro e Alto Tâmega até Verín, em Espanha, aproveitando a antiga e desativada linha ferroviária do Corgo, entre a Régua e Chaves. Mais informação na imprensa regional.
Ecovia do Arda (Arouca): esta ecovia fica em Arouca e desenvolve-se ao longo do rio Arda. Este percurso pedonal e ciclável de 6 km começa no centro da vila de Arouca e vai até Várzea, passando por Burgo. No futuro, terá mais 5 km com um prolongamento até Tropeço. Mais informação.
Sem informação.
Ecovia do Litoral (Algarve): ao longo de cerca de 214 quilómetros e com acesso direto a várias praias, a Ecovia do Litoral atravessa o Algarve de um extremo ao outro, através de um corredor verde que liga o Cabo de São Vicente a Vila Real de Santo António. Segue este caminho e descobre lugares de grande beleza e tranquilidade atravessando 12 concelhos. O seu traçado, constituído por cinco troços, segue por ciclovias já existentes, caminhos rurais e nalguns casos por caminhos paralelos à Estrada Nacional 125, dando a conhecer paisagens magníficas ao longo da costa. Mais informação aqui.
