Avançar para o conteúdo

Guias

Agricultura Urbana

As hortas urbanas são uma forma de criar comunidades mais sustentáveis e menos dependentes.

Se diminuirmos as deslocações entre a origem dos produtos alimentícios e o consumidor estamos a contribuir para a diminuição da pegada ecológica, com a redução do transporte e os gastos energéticos.

A isto podemos juntar as vantagens sócio-económicos que os hortelões poderão retirar, ao conseguirem reduzir custos aproveitando o ciclo natural das colheitas, com aproveitamento de sementes para plantação.

E ainda podemos acrescentar à lista de vantagens o facto de, tendo uma horta ou conhecendo um vizinho hortelão a quem podemos ceder a matéria orgânica dos nossos consumos, conseguirmos agilizar o processo de compostagem, reduzindo assim o lixo que vai para os aterros e tornando-o em algo rico em nutrientes para fertilizar o solo.

Compostagem

Os resíduos orgânicos não são lixo e podem ser reaproveitados para jardins, por exemplo. Algumas cidades já têm programas de compostagem para separação destes resíduos.

Parques Caninos

Algumas cidades têm apostado na construção de parques caninos onde os cães domésticos podem encontrar várias brincadeiras e socializar uns com os outros.

Reciclagem

A reciclagem clássica existe já por todo o país, mas as regras e o funcionamento é diferente de ponto para ponto. Verifica como é na tua zona antes de separar.

Corredores Verdes

Muitas cidades têm apostado em corredores verdes como forma de interligar diferentes zonas e de criar percursos ciclopedonais contínuos. Verifica se existem na tua zona.

Parques Urbanos

Mais que jardins, os parques urbanos são espaços de Natureza multifacetados. Aqui podes encontrar prados, parques infantis, quiosques, etc.