Avançar para o conteúdo
O Para Pessoas é um espaço de informação e reflexão sobre as cidades portuguesas, a sua mobilidade e o seu espaço público.

O Para Pessoas procura impulsionar cidades mais humanas, inclusivas e participadas.

As cidades que conhecemos hoje vão mudar substancialmente. Mas será que veremos os carros voadores e edifícios com formas invulgares como nos habituámos a ver em séries, filmes e até apresentações comerciais de start-ups trendy? O mais provável é que não, e que a mudança não seja tão espectacular e ficcional, mas antes uma transição iterativa do actual paradigma, centrado no automóvel, para um modelo de desenvolvimento centrado nas pessoas. Desejavelmente, as cidades do futuro terão a ver de certeza a ver com um ambiente urbano mais humano e inclusivo, onde as pessoas possam estar e circular em segurança, sem se sentirem condicionadas por um modo de transporte.
O Para Pessoas tem:

Cidades

Da mobilidade à cidadania, reunimos e organizamos informação útil sobre as cidades para que te possas orientar melhor e participar mais activamente.

Comunidade

As pessoas fazem uma cidade e, por isso, estamos a criar um espaço comunitário de partilha, de discussão e de co-criação para as cidades do qual todos/as podem fazer parte.

Guias

Criámos e mantemos actualizados guias sobre mobilidade, sustentabilidade e espaço público para que te possas orientar melhor na tua cidade ou região.

Biblioteca

Acreditamos na informação acessível. No Para Pessoas, estamos a criar uma biblioteca com documentos, dados e outros recursos úteis.

Artigos

Entrevistas, ensaios, reportagens e outros artigos que nos provocam o pensamento crítico e nos fazem imaginar outros tipos de cidades.

O projecto

O Para Pessoas surge no âmbito de um Projecto de Mestrado em Jornalismo e Comunicação de Mário Rui André, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Este Projecto nasceu na tentativa de alargar o Lisboa Para Pessoas a outras cidades.

Para Pessoas

Autoria: Mário Rui Branco Correia Martins André
Coordenação: João José Figueira da Silva